quarta-feira, 1 de maio de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "A OUTRA FACE DO DESEJO"



Fazer uma resenha de um livro de uma pessoa amiga e querida é muito complicado. Mais ainda é aquela expectativa de será que eu vou gostar do livro? Tomara. A leitura se torna tensa em alguns casos. Vai que você não gosta do livro? Bem eu já adotei uma regra que eu assim que recebo o livro de um amigo já digo logo: Se eu não gostar não tem resenha. Preferi assim. Melhor para ambas as partes. E o meu não gostar ficará somente entre nós.

Então, Luis Eduardo Matta, pode relaxar. Se você chegou até aqui é porque deu tudo certo. (Smile).

Assim que soube que o livro tinha saído do forno e depois de fazer todo o trâmite da parceria, prometi, quase jurei que esse livro seria lido assim que ele aterrissasse aqui e não enrolaria como fiz com "O Véu" também publicado pela Primavera Editorial. Ah, eu adorei o livro.

Em seu novo thriller dessa vez com uma camada de romance e bem apimentada diga-se de passagem, Luis surpreende mais uma vez.

O gostoso desse livro é que ele se passa no Rio de Janeiro, ou seja, eu que moro por essas bandas consigo ter quase que uma cumplicidade com os fatos. A gente acaba se autotransportando para a cena e a impressão que dá é que estamos de olheiro, atrás das câmeras, como num filme. 

A trama do livro é fabulosa. Não se iluda achando que você vai matar a charada. Eu achei que já tinha matado ela em vários momentos do livro. E sempre de forma sutil a trama toma outro rumo e lá vai você achando que agora você descobriu tudo. Antes mesmo do autor. Ledo engano.

Aviso logo, desiste de tentar achar que você vai descobrir tudo. Não vai. Eu com meus anos de vários anos de experiência em leitura policial não consegui. É só uma brincadeirinha isso, tá? Imagina, se eu ainda fosse o Poirot...

Luis, o autor, me deixou muito injuriado em alguns momentos a ponto de em um deles não aguentar e mandar um SMS para ele perguntando o por quê? Por que ele tinha que fazer isso? Ele me tranquilizou dizendo que eu ia entender. Só que eu não queria. Ele não poderia ter feito isso. Mas fez. 

Luis conseguiu me fazer odiar personagens, torcer por uns, por outros, e no final até perdoar quem eu odiei. Coisa doida essa relação autor, leitor e personagem. 

A leitura das 433 páginas é rápida, pois o ritmo dos acontecimentos te conduzem para querer logo saber. As mudanças de cena são feitas na hora certa. Sem mais nem menos. E o que me chamou a atenção foram as cenas mais quentes que transformam o autor em PhD na literatura erótica. 

Quando Luis fala que a criação de "A Outra Face do Desejo" teve como fonte principal  de pesquisa o convívio com as pessoas o que lhe permitiu compreender ainda melhor o sentimento humano. E quando ele ainda diz que ficará feliz se souber que algum leitor teve alguma experiência parecida, pode comemorar Luis, pois em algumas passagens parecia que você estava falando de mim e de conversas que nós tivemos. Mas isso pode até vir a ser história de um outro livro. Não desse. 

Leitura mais do que recomendada. 

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

A OUTRA FACE DO DESEJO - LUIS EDUARDO MATTA - PRIMAVERA EDITORIAL - 433 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário