sexta-feira, 22 de março de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "S.E.G.R.E.D.O"




Vou contar um S.E.G.R.E.D.O. O livro é como ele mesmo diz: Sem julgamentos, sem limites e sem vergonha. 

E não, eu não li o "50 tons de cinza" e depois de ler "S.E.G.R.E.D.O" nem sei se quero mais e nem se vou ler. 

"S.E.G.R.E.D.O" é um livro que tem a sua magia, é perverso, encantandor, erótico, "tenso", gostoso, sugestivo.

O livro conta a história de Cassie Robichaud, uma garçonete, viúva e sem nenhuma autoestima. E é assim que ela descobre uma sociedade secreta, S.E.G.R.E.D.O, formada por mulheres que ajudam Cassie a se reconhecer, a ganhar vida, a ter sua confiança de vota, a se sentir mulher.

Essa transformação acontece ao longo da sua aceitação dos passos propostos pela sociedade.

O livro mostra que há como se reinventar, como se pode voltar a viver uma vida plena em todos os sentidos.

Fantasias que eram apenas algo que nem a própria pessoa sabia que existiam dentro de si são trazidas à tona, são vividas e compartilhadas.

A narrativa é provocante, mas não é nem de longe vulgar. Pode ser um livro que fará homens e mulheres repensarem suas vidas e também principalmente suas vidas sexuais e quem sabe fazer com que elas renasçam dentro de cada leitor que captar a essência do livro.

Simplesmente imperdível. 

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

S.E.G.R.E.D.O - L. MARIE ADELINE - GLOBO LIVROS - 223 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "ELLIOT ALLAGASH - DIÁRIO DE UM EX-PERDEDOR"



O livro escrito por Simon Rich de 27 anos mostra um lado sombrio do ser humano do qual eu não gosto. O livro conta a história de um adolescente comum, Seymour, que é o menos popular do colégio, não tem amigos, vive isolado, desajeitado, e que vive trancado em casa jogando videogame. 

Ele então conhece Elliot, um garoto e herdeiro da maior fortuna dos Estados Unidos e que é ao mesmo tempo rebelde, já foi expulos de todas escolas particulares do país, prepotente, manipulador, egocentrico e que resolve "ajudar" Seymour a se transformar. Mas a que preço?

Elliot um clone do Riquinho das histórias em quadrinho, mas não no caráter, é aquela criança que tem tudo e um pouco mais. É só estalar os dedos que ele tem o que quiser, na hora que quiser sem precisar fazer nada. Aliás, ele faz: ele pede meio que mandando. 

Mora numa mansão, tem empregados 24 horas por dia fazendo o que ele quiser, e um fiel escudeiro que é seu motorista e tudo o que seu mestre ordenar. Elliot consegue as coisas da forma mais fácil e vil. Ele compra, ameaça e acaba que fazendo de Seymour seu "projeto de ciências". E para fazer seu projeto andar e dar certo, ele (Elliot) usa de tudo um pouco: sabotagem, poder, vingança. 

É um livro engenhoso, sórdido, engraçado de certa forma e triste por mostrar um Elliot que tem em seu pai o mau exemplo de homem que ele já adolescente começa a se moldar do mesmo jeito. Nota-se a ausência que uma mãe faz na referência que um filho precisa ter e nos ensina por intermedio de Seymour que nem tudo o dinheiro pode comprar. 

Classificação:  ☻☻☻☻☺
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

ELLIOT ALLAGASH - DIÁRIO DE UM EX-PERDEDOR - SIMON RICH - EDITORA PLANETA - 214 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "O PREÇO DA VITÓRIA"



Para quem já é fã como eu dos livros de Harlan e de Myron Bolitar, Esperanza e Win fica complicado tentar dizer alguma coisa que já não foi dita em outras resenhas de livros passados. 

É impressioante como Harlan consegue fazer de Myron, Win e Esperanza pessoas íntimas de você. Você acaba entrando de tal forma na história que sofre, ri, chora, torce e até dá conselhos para que eles façam isso ou não façam aquilo. É como se eles fossem nossos filhos grandes e pudessemos dar conselhos. 

Em "O Preço da Vitória" você vai encontrar uma história interessante, instigante, com muita reviravolta em capítuos pequenos, mas suficientemente grandes em agilidade, suspense, intriga e a porção mágica de Harlan para que você continue devorando o livro. 

Nessa específica história Win fica meio de coadjuvante enquanto que Myron e Esperanza forma a dupla que vai tentar desembaraçar esse novelo de mistério. 

É mais um daqueles livros que você corre para chegar ao ponto final, mas que quando chega bate aquela "depressão" que só os leitores entendem. E cria aquele desejo de quero mais. 

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

O PREÇO DA VITÓRIA - HARLAN COBEN - EDITORA ARQUEIRO - 256 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "NOVE CONTRA O 9"



Que surpresa boa. Que surprea ótima. Foi assim que terminei de ler em um dia o livro da dulpa José Roberto & Marcus Pimenta para mim até então desconhecidos. 

Desconhecidos de mim, pois já escreveram juntos nove livros publicados também pela Objetiva. 

O livro se fosse filme seria um pastelão. Seria uma comédia. Um besteirol de alta qualidade. Tipo Inspetor Clouseau junto com o detetive Columbo. 

Antes que falem ou pensem... Não estou com isso querendo dizer que o livro é idiota. É um livro bobo. Não é isso. E muito pelo contrário. 

Imagina a seguinte cena: Um cara alto e magro chamado Zé Cabala e um anão rechonchudo chamado de Gulliver - e isso não é apelido - dentro de uma Kombi 68 que mal passa dos cinquenta quilômetror por hora e que ganham vida fazedndo um pouco de tudo, até trabalhos para clubes ganharem campeonatos, indo parar numa cidade chamda Banânia.

Imaginou isso? Então tá. Só que vocês não tem ideia de quão divertido é acompanhar o dia a dia dessa dupla que acabaram aceitando o "cargo" de investigadores na morte do maior ídolo do Banânia Esporte Clube que morreu após marcar o milésimo gol. 

O livro é hilário da primeira passando pela página do meio e indo acabar na úlitma página. 

É gostoso de ler e você fica com aquela vontade de ler até novas aventuras da dupla. Um romance policial divertidíssimo como a muito tempo eu não lia um. Ou melhor, acho que nunca li nada igual.

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

NOVE CONTRA O 9 - JOSÉ ROBERTO TORERO & MARCUS A. PIMENTA - EDITORA OBJETIVA - 117 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "LUA DE MEL"



Já me delatei como sendo suspeito em falar sobre livros de James Patterson. Não teve um livro até hoje que eu possa dizer que foi mais ou menos. Nenhum. 

Até uma história que pode parecer já batida de uma mulher que casava e matava seus maridos milionários vira ouro na mão de JP. 

Ele realmente tem um dom. Ele sabe contar histórias, criar personagens e fazer com que seus leitores se encantem por eles. E até hoje não teve um novo personagem que ele tenha criado por quem eu tenha torcido o nariz.

É impressionante. Ele faz de um limão uma fábrica de limonada. Não estou exagerando. Estou? Acho que não. 

Aqui nasce o agente do FBI John O´Hara por quem também simpatizei logo de cara (como disse um pouco antes) e é quem é chamado para investigar. 

Muita adrenaina em capítulos curtos que é a marca registrada de JP, mas que não deixa nada a desejar. Ele mostra na cena o que tem que ser mostrado e pronto. E você não sente que falta nada. 

Livraço!

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

LUA DE MEL - JAMES PATTERSON - EDITORA ARQUEIRO - 213 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "REVIRAVOLTA"




Só de ver o detetive Harry Bosh e o advogado Mickey Haller trabalhando juntos num caso complicado já vale o ingresso para a história. 

A história por si só já é um convite ao leitor. Um crime brutal que abalou a vida dos moradores de Hancock Park em 1986: Melissa Landy, 12 anos, foi estuprada e assassinada, e seu corpo abandonado em uma lixeira. Vinte e quatro anos depois, o caso volta a julgamento, sob o olhar atento da mídia e do público. O acusado original, Jason Jessup, tem agora em mãos uma prova de DNA que pode inocentá-lo, gerando uma reviravolta que acabou conquistando o apoio da opinião pública.

O diferente e que chama a atenção dos já leitores de Connelly é Mickey Haller, conhecido pelas defesas vitoriosas, e que aceita agora uma nova missão: atuar pela primeira vez como promotor de justiça, provando a culpa de Jessup.

Para ajudar nessa  sua nova empreitada, Haller conta com a ajuda da agente do FBI Rachel Walling; a promotora Maggie McPherson, sua ex-mulher e mãe de sua filha; e, finalmente, Harry Bosch, seu meio irmão que dá o toque especial a trama.

E para quem gosta como eu ainda tem a parte do julgamento que dá um "plus" a mais na leitura. E nos coloca de frente para a realidade dos erros que o Judiciário pode cometer. 

A cada virada de página tensão com a dose certa que Connelly consegue dar de forma absoluta. 

Para os fãns de Connelly e do gênero: Leitura obrigatória. 


Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

REVIRAVOLTA - MICHAEL CONNELLY - EDITORA SUMA DE LETRAS - 379 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "AS JOIAS DE MANHATTAN"




Confesso. O gênero Chick lit pode também agradar homens mais velhos. Diga não ao preconceito.

Leitura leve e divertida. Uma história romântica que mostra a vida de três irmães que saem do Texas rumo a Nova York em busca da glória, do estrelato, do sucesso e se der tudo certo de ficarem milionárias.

Claro que nada disso acontece. Depois de apanharem muito da vida, uma das irmães depois de alguns coquetéis surge com uma brilhante ideia de como elas poderão se tornar milonarias da noita para o dia. 

O plano é roubar algumas joias valiosas, vender e depois ficar na sombra e água fresca. Mas nem tudo corre como o planejado. 

E acompanhar as aventuras, trapalhadas é que dão o toque especial do livro. E fazem a leitura fluir.

Se o crime compensa ou não isso você vai responder. Se você vai torcer por uma ou outra irmã só você vai poder responder ao longo da leitura. 

Classificação:  ☻☻☻☻☺
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

AS JOIAS DE MANHATTAN - CARMEN REID - EDITORA BERTRAND - 350 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "IMITAÇÃO MORTAL"



Quanto mais eu leio a série mortal de Nora Roberts sob o nome de J.D. Robb, mais eu me preocupo em como poderei ser inédito na minha opinião sobre o livro. 

Sim, pois uma vez que você é apresentado aos personagens da séire, você se encanta de tal forma que fica complicado a cada novo livro, ou epsódio, diria eu, tentar achar novas palavras para fazer quem ainda não leu entender o que acontece com nós leitores fãs de Eve, Peabody, McNab, Feeney, Roarke, Whitney, Nadine, Mavis, Summerset, dos auto-chefes, tele-links, e toda a parnafenália eletrônica do ano de 2059, das vagas suspensas...

J.D. Roob consegue a cada novo livro achar o crime perfeito para que possamos devorar o livro em poucos dias e ficar na expectativa do próximo. 

Nesse imitação mortal, a tenente Eve Dallas lida com um assassino que resolveu imitar os serial killers mais famosos da história. 

E a cada novo livro, é a mesma coisa, rimos, choramos, sofremos e torcemos. Simples assim. 

Que venha o próximo. Que por acaso já foi até publicado. Aliás, os próximos. (Dilema Mortal e Visão Mortal)

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

IMITAÇÃO MORTAL - J.D. ROBB - EDITORA BERTRAND - 448 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "O MENSAGEIRO"


Esse foi mais daqueles livros que depois de lido você se pergunta a razão de não ter lido antes. Vai saber...

Dizem que muitas vezes os livros escolhem a hora certa de serem lidos. Talvez essa fosse a minha hora certa.

"O mensageiro" que é baseado na própria história de Andy Andrews é um livro tocante, bonito e que carrega uma mensagem interessante e que vai te fazer pensar, refletir e rever alguns de seus valores. 

Não o classifico com autoajuda. O classifico como uma lição de vida, que acho ser bem diferente uma coisa da outra. 

Aqui você vai se encantar com Sr. Jones que aparece nas horas mais cruciais daquelas pessoas que estão vivendo seus dramas, suas questões, seus problemas. Você vai querer e invocar que ele apareça para você. Ou vai pelo menos imaginar o que Jones falaria para você nesse seu momento. 

Como ele (Jones) mesmo diz: "Tudo é uma questão de perspectivas." Nós podemos até saber disso, mas muitas vezes achamos ou esquecemos que isso não se aplica ao nosso momento. 

Tenha então uma outra perspectiva da vida e posso garantir que você poderá se surpreender com o que uma visão assim pode fazer com você.

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

O MENSAGEIRO - ANDY ANDREWS - EDITORA FOTANAR - 171 páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL"



Me vi surpreendido pela história de Stella Maris Rezende, a autora. É um livro singelo que é ao mesmo tempo é complexo, profundo, triste, alegre, sedutor. 

A Mocinha do Mercado Central pode ser quem ela quiser, quem sua imaginação criar. Ela vagueia pelo mundo imaginativo dela, passando por várias cidades brasileiras, vivendo vidas, emoções únicas em cada viagem. 

Um livro que vai fazer você sentir Fernando Pessoa no verso "Não sei quantas almas tenho." que está presente no livro. 

Quantas almas você possui? 

É leitura para transformar, recriar, encantar.

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL - STELLA MARIS REZENDE  - EDITORA GLOBO - 111 páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "AS JOIAS DE MANHATTAN"



Confesso. O gênero Chick lit pode também agradar homens mais velhos. Diga não ao preconceito.

Leitura leve e divertida. Uma história romântica que mostra a vida de três irmães que saem do Texas rumo a Nova York em busca da glória, do estrelato, do sucesso e se der tudo certo de ficarem milionárias.

Claro que nada disso acontece. Depois de apanharem muito da vida, uma das irmães depois de alguns coquetéis surge com uma brilhante ideia de como elas poderão se tornar milonarias da noita para o dia. 

O plano é roubar algumas joias valiosas, vender e depois ficar na sombra e água fresca. Mas nem tudo corre como o planejado. 

E acompanhar as aventuras, trapalhadas é que dão o toque especial do livro. E fazem a leitura fluir.

Se o crime compensa ou não isso você vai responder. Se você vai torcer por uma ou outra irmã só você vai poder responder ao longo da leitura. 

Classificação:  ☻☻☻☻☺
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

AS JOIAS DE MANHATTAN - CARMEN REID - EDITORA BERTRAND - 350 páginas

OPINIÃO DO LIVRO: "IMITAÇÃO MORTAL"



Quanto mais eu leio a série mortal de Nora Roberts sob o nome de J.D. Robb, mais eu me preocupo em como poderei ser inédito na minha opinião sobre o livro. 

Sim, pois uma vez que você é apresentado aos personagens da séire, você se encanta de tal forma que fica complicado a cada novo livro, ou epsódio, diria eu, tentar achar novas palavras para fazer quem ainda não leu entender o que acontece com nós leitores fãs de Eve, Peabody, McNab, Feeney, Roarke, Whitney, Nadine, Mavis, Summerset, dos auto-chefes, tele-links, e toda a parnafenália eletrônica do ano de 2059, das vagas suspensas...

J.D. Roob consegue a cada novo livro achar o crime perfeito para que possamos devorar o livro em poucos dias e ficar na expectativa do próximo. 

Nesse imitação mortal, a tenente Eve Dallas lida com um assassino que resolveu imitar os serial killers mais famosos da história. 

E a cada novo livro, é a mesma coisa, rimos, choramos, sofremos e torcemos. Simples assim. 

Que venha o próximo. Que por acaso já foi até publicado. Aliás, os próximos. (Dilema Mortal e Visão Mortal)

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

IMITAÇÃO MORTAL - J.D. ROBB - EDITORA BERTRAND - 448 páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "CARNEBRUTA"



Foi uma questão de obediência. Como me escreveu o autor na dedicatória "Aprecie sem moderações", apreciei e muito. 

"Carnebruta" é livro para ler e se degustar. Se lambuzar. São 34 crônicas de um humor porno-sarcástico-metafórico-excitante-visceral-satírico-exuberante (tive que "roubar" algumas palavras que me faltavam e como está escrito na contracapa). 

É tudo isso e um pouco mais. Rodrigo, o autor, brinca com o pornográfico como um cavalheiro. De um modo "gentleman" de ser. Difícil explicar. Não é como falar com dedos sobre assuntos tabus, ou sujos. É mais que isso. É melhor que isso. 

É talvez, esse é um livro que minha filha de 17 anos pode ler. É um livro que não precisa de tarja preta, e não precisa ser escondido ou ainda não precisa de ser lido na calada da noite no canto de um quarto escuro. A não ser que sua intenção seja a de se inspirar... Tô brincando. 

A leitura é gostosa, divertida e posso dizer que me arrependi de não ter lido logo de cara assim que recebi o livro em outubro. Ou seja, perdi uns três meses para descobrir um novo (para mim) bom escritor brasileiro. 

E torço para um Carnebruta - A missão. Em outras palavras... um segundo volume. 


Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

CARNEBRUTA - RODRIGO NOVAES DE ALMEIDA - EDITORA APICURI/EDITORA OITO E MEIO - 93 páginas


OPINIÃO DO LIVRO: "A MULHER DOS SAPATOS VERMELHOS"



Quando apareci em público lendo "A mulher dos sapatos vermelhos" ouvi uma piadinha de uma pessoa que nunca leria um livro com um nome desses... Eu apenas ignorei e continuei minha leitura.

Mas aí vem uma questão que não sei se acontece com vocês. Comigo aconteceu. Tipo, você não gosta do livro. Nem um pouco. Tá, gosta de 1 crônica das outras 40 que estão no livro, acha ele chato, enfadonho, muitas vezes sem sentido, como um ponto de interrogação, o que o autor está querendo me dizer mesmo?

A grande questão: Será que eu sou o errado? Será que eu não entendi nada? Será que sou um ET literário? Um daqueles críticos velhos de 140 anos que não gostam de nada? Mentira, não sou tão velho assim e gosto de muita coisa. 

Mas como pode? Você chega no ponto final, na página 178 da crônica que empresta o nome ao título do livro, lê depois a biografia do autor, ver que ganhou vários prêmios literários, que publicou vários livros, que participou de várias antologias, ver ainda os elogios recebidos de Veja, O Estado de São Paulo, Gazeta do Povo, e mesmo assim...

Fico completamente perdido quando isso acontece, parece que você está indo contra a corrente, que você é o do contra, o louco que não conseguiu gostar de um livro assim de um autor premiado...

Sinceramente não gosto quando isso acontece. 

Classificação:  ☻☺☺☺☺
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

A MULHER DOS SAPATOS VERMELHOS - CARLOS HERCULANO LOPES - GERAÇÃO EDITORIAL - 178 páginas