quinta-feira, 10 de julho de 2014

OPINIÃO DO LIVRO: "BOB - UM GATO FORA DO NORMAL"



Quando a Editora Novo Conceito me enviou o livro "Bob - Um Gato Fora do Normal" que eu nem sabia que tinha sido publicado e tampouco sabia que já era o terceiro livro (até agora) da série que não é uma trilogia, segui meu ritual e o coloquei na fila de (muitos e muitos) livros que tenho aqui em casa para ler e disse para mim que o leria um dia. Mais para frente. Mas não foi o que aconteceu. 

Olhei para a capa e até achei o gato, no caso o Bob, muito simpático. E automaticamente me remeti ao livro "Marley & Eu" publicado pela Ediouro. Até pensei, será que agora é com um gato? 

Eu particularmente não simpatizo muito com os gatos. Mas o Bob quebrou essa antipatia. Agora entendo mesmo não o conhecendo pessoalmente o encanto que ele produz nas pessoas. Imagina então se o conhecesse. 

O livro conta a história verdadeira de Bob, o gato e de seu dono, James Bowen, que viu sua vida se transformar quando conheceu Bob.

James é um músico solitário, ex-viciado em drogas e que se apresenta nas ruas de Londres para sobreviver. E Bob que antes era apenas um "gato perdido" ganhou esse nome por causa de um seriado antigo que James adorava, "Twin Peaks". 

São muitas aventuras, mas vê-se nitidamente o carinho que ambos vão criando conforme os dias de convivência vão passando. Sem falar na amizade. É como se um escorasse o outro nos melhores e nos piores momentos de suas vidas. 

É uma história de encantamento, de superação, de amor, de amizade. 

A linguagem simples te envolve de tal forma que já traumatizado pelo final de "Marley & Eu" (tá um meio spoiler) você fica tenso e torcendo para que tudo corra bem. (vai, isso não é spoiler). 

Confesso que fiquei encantado com o Bob e com a lição de vida que é o livro. Muitos podem considerá-lo até de autoajuda, a própria editora o classifica como tal, mas então se criou no meu modo de pensar um outro tipo de autoajuda completamente diferente daquela sempre faça isso, não faça aquilo. 

Lendo "Bob Um Gato Fora do Normal" esclareço que não senti a necessidade de ter lido os outros dois primeiros livros. Não existiu - pelo menos não senti - nenhum momento em que um ponto de interrogação aparecesse e eu sentisse a necessidade de alguma informação que eu fosse ter se tivesse lido os outros dois livros. Mas agora que eu comecei pelo terceiro senti uma necessidade enorme de ler os outros dois livros, pois o Bob é apaixonante. Dá até vontade de ir a Londres, pois conhecer o Bob só por fotos - sim essa versão que li trás fotos coloridas do "Um Gato de Rua Chamado Bob". E se algum dia for pensar em ter um gato, tem que ser filho do Bob, ou algum parente. 


Classificação:  ☻☻ 

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

BOB - UM GATO FORA DO NORMAL - JAMES BOWEN - EDITORA NOVO CONCEITO. - 205 páginas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário