quinta-feira, 5 de novembro de 2015

OPINIÃO DO LIVRO: "E-M@AIL"



Quando li a sinopse do livro “e-m@ail” achei interessante e comprei o livro. Mas como acontece com qualquer leitor não li o livro no mesmo momento. Ele ficou ali, na minha estante. Alguns anos depois, o livro voltou a me chamar a atenção agora na minha estante. E por fim, comecei a ler.

Se arrependimento matasse, eu estaria morto agora. Se eu pudesse pedir o dinheiro de volta, certamente pediria.

Essas “opiniões” do The Times: “Um romance impossível de largar, extremamente divertido.”, do Cosmopolitan: “Hilariante”, do Sunday Times: “Um romance cômico e com uma trama genial.”, são difíceis de engolir depois que você por sorte e muita força de vontade termina de ler o livro.

Eu tentei gostar do livro. Tentei ver alguma coisa boa. Não achei. Não que um livro escrito no formato de troca de e-mails não pudesse ser divertido. Poderia. Deveria. Mas nesse caso não funcionou pra mim.

Nenhum dos personagens conseguiu criar empatia comigo.

A trama se passa numa agência de publicidade que tenta ganhar a conta da Coca-Cola e mostra as trapalhadas burocráticas, as manobras muitas vezes nem um pouco ortodoxas para se conseguir algum objetivo. E tudo é contado na forma de e-mails trocados entre secretárias, publicitários, chefes, diretores, redatores.

Na verdade o que tinha me chamado a atenção foi justamente isso, da trama se passar no mundo corporativo, mas que não foi suficiente para fazer de “e-m@il” uma leitura prazerosa.

Não sei se um outro motivo que contribui para esse meu não gostar seja o fato de cada um dos personagens ter sido traduzido por uma pessoa diferente.

E acho que é a primeira vez que vejo isso num livro.

Classificação:  

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

E-M@AIL - MATT BEAUMONT - EDITORA BERTRAND - 392 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário